quarta-feira, 4 de março de 2009

CAPÍTULO 09

1 E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.


UMA ESTRELA QUE DO CÉU CAIU

Esta estrela é Satanás, ele é o chefe dos demônios, sendo ele o príncipe dos anjos caídos. Deus deu ao Diabo poder sobre aqueles que seguiram após Satanás. Na tipologia bíblica “estrela” é designada para representar anjos. Mas quando se refere a “estrela que caiu do céu” esta fazendo uma referência a um anjo que caiu do seu posto sagrado.





FOI-LHE DADO UMA CHAVE






O Diabo não tem poder senão pelo fato de Deus ter permitido que ele exerça por pouco tempo este poder, é lógico que na nossa visão humana, não é pouco tempo o fato do Diabo esta reinando sobre a Terra por milênios, instaurando a desordem e o caos na natureza e no convívio entre os homens.

O fato é que é importante para o desenrolar da história cósmica que o Mal domine por um certo tempo, para que as criaturas do universo possam ver com seus próprios olhos que não existe felicidade longe da Vontade de Deus, que se formos guiados por nós mesmos ou por anjos, tropeçaremos e seremos conduzidos a infelicidade.

A “chave” é na tipologia e simbologia bíblica uma figura que representa o PODER e a capacidade de tomar decisões por conta própria. É sinal de livre-arbítrio.

2 E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.

O ABISMO




Em grego esta palavra é “APOLLION” e em hebraico “ABADOM” e significa literalmente DESTRUIÇÃO, mas também é sinônimo na TANATOLOGIA BÍBLICA da “morada dos demônios” ou dos anjos caídos.

Quando Jesus expulsou demônios do Gadareno, os demônios suplicaram a Jesus para que o Senhor não os enviasse ao ABISMO. Portanto dos demônios que circulam pela Terra podem sofrer sanções por parte Deus e serem lançados por tempo determinado no Abismo, assim como também os anjos que se rebelaram nos dias anteriores a Noé também foram lançados no Abismo, só que estes foram condenados a ficarem no Abismo até a consumação dos séculos, não devendo sair de indulto nem por um instante se quer.

ABRIU O POÇO...ESCURECEU-SE O SOL


O estudo das Escrituras, em especial o livro do Apocalipse mostra que há relações entre eventos espirituais com eventos materiais. Enquanto no mundo espiritual abriu-se o poço para a soltura de demônios, fato que ocorrerá na Grande Tribulação, o sol escurecerá.








3 E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.


OS GAFANHOTOS

Neste contexto bíblico, os gafanhotos são símbolos de demônios, aliás, na SIMBOLOGIA E TIPOLOGIA BÍBLICA o gafanhoto é uma figura usada para representar os elementos do mal que atacar a humanidade e que destrói suas colheitas, sua vida profissional, amorosa, espiritual e moral. Estes gafanhotos têm um alvo: A TERRA.

FOI-LHES DADO PODER


Primeiro. Deus deu a Satanás a permissão para soltar estes demônios que estava presos no Abismo, estes demônios não parecem ser os que caíram no período pré-diluviano, porque à aqueles foram destinados cadeias eternas. Assim sendo, somos levados a acreditar que estes demônios são anjos que caíram com Lúcifer e que dependendo dos acontecimentos na terra, Deus os prende temporariamente no Abismo e depois os solta. Muitos destes terríveis demônios ao ficarem soltos provocam grandes destruições e por isso, Deus os mantêm boa parte do tempo preso para impedir o aniquilamento da humanidade. Mas agora na Grande Tribulação, eles serão soltos e eles têm poderes especiais...

PODER DOS ESCORPIÕES

A estes demônios Deus deu a permissão para usarem poderes especiais para causar sofrimento a humanidade. Estes poderes são comparados com o veneno dos escorpiões, de fato, a maioria dos ataques dos escorpiões não são fatais, mas causam grandes dores as pessoas por eles picados. Neste tempo apocalíptico, estes espíritos malignos serão soltos com poder para atormentar e não para matar.

4 E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus.

RECOMENDAÇÕES DIVINAS

Deus determinou que a humanidade deverá sofrer intenso sofrimento no fim dos tempos e para isso designou estes demônios que se acautelassem para não fazerem mal as plantas e ao reino vegetal, mas deveriam concentrar na espécie humana as suas operações de tormento. FOI-LHES DITO – Veja que as ordens divinas foram transmitidas, provavelmente através de Satanás, quando foi dado a chave do Abismo para Lúcifer, também foi dado as recomendações divinas que com certeza ele retransmitirá aos seus seguidores, aqui vemos que até os maus são usados por Deus para cumprir um propósito divino.


PERMISSÃO DIVINA



5 E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.

No mundo espiritual há vários tratados entre os membros do reino divino e do reino das trevas que passam desapercebido por nós os humanos, entretanto, tais acordos refletem diretamente na nossa vida no dia-a-dia. Veja que o versículo 5 fala de permissão que foi dada aos demônios para que agissem até determinado ponto, ou seja, podem atormentar os homens, mas não mata-los.


6 E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.

SUICÍDIO

Infelizmente, milhões de pessoas tentam suicidar-se a cada ano em volta do planeta, são pessoas que não estão suportando os sofrimentos da vida, na verdade, muitos estão com sofrimentos imaginários, e que não justificam a idéia de dar cabo a sua vida. Mas no Fim dos Tempos, haverá uma busca intensa pela MORTE como forma de alívio das angústias humana e muitos tentarão o suicídio, mas por razões alheias as pessoas a morte não se consumará. Pessoas atirarão em sua cabeça, ficarão deficientes, mas não morrerão. Outros tomarão veneno, mas os seus organismos resistirão ao veneno, porém ficarão com seqüelas. Tantos outros se jogarão de viadutos e prédios, quebrarão vários ossos, mas não morrerão.


7 E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens.


CARACTERISTICAS DESTES DEMÔNIOS

Estes demônios tem características que são representadas na SIMBOLOGIA APOCALÍPTICA com os seguintes símbolos:
GAFANHOTOS – Refere-se a sua ação destruidora. O povo do norte da África e do Oriente Médio conhece bem os efeitos do ataque de nuvens de gafanhotos.
CAVALOS APARELHADOS PARA A GUERRA – Nos dias de João, os grandes exércitos eram equipados com as Companhias de Cavalaria o que dava a um exército a mobilidade e rapidez de locomoção. Até hoje a policia usa a cavalaria para dispersar multidões e manter o controle de grandes aglomerados de gente. Aqui também vale a postura de um homem a cavalo comparado com um homem a pé. O cavalo dá imponência ao guerreiro. Esta imponência e mobilidade dos demônios são aqui representadas como cavalos aparelhados para guerra.


8 E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões.

Estes demônios apocalípticos são representados como tendo a beleza e graciosidade dos cabelos femininos, sempre bem tratados, sempre trazendo destaque para a figura feminina especialmente os cabelos das mulheres que ao longo da história se destacaram por serem cabelos compridos. O apostolo Paulo em I Coríntios capítulo11 usa o argumento da própria natureza para mostrar que as cristãs deveriam continuar o costume de usar cabelos compridos. Estes demônios terão o poder de sedução como os cabelos femininos e induzirão as pessoas a raciocinarem concluindo que a morte é um bem desejável, estimulando assim, o SUICÍDIO.

Estes demônios não devem levar os homens a morte, mas ao tormento e neste quesito eles terão a eficácia do DENTES DOS LEÕES. Estes felinos são máquinas da natureza prontas para matarem. Com a força da suas mandíbulas eles preferencialmente atacam as vítimas pelo pescoço, que após abocanha-lo, costumam quebrá-lo e a vítima fica passiva, imóvel, assistindo seu predador o devora-lo, sem poder fazer nada...


9 E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate.
10 E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses.
11 E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom.
12 Passado é já um ai; eis que depois disso vêm ainda dois ais.
13 ¶ E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus,
14 A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates.
15 E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.
16 E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles.
17 E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre.
18 Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.
19 Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam.
20 E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.
21 E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.

Anterior Próximo

Um comentário:

  1. "CAUDA COMO ESCORPIÃO", "COROA COMO DE OURO", "SOM COMO DE MUITOS CARROS E CAVALOS QUANDO PARTEM PARA A GUERRA"? AÍ ESTA DESCRITO A ATUAÇÃO DE UM HELICÓPTERO DE GUERRA CHAMADO APASHE. ISSO NÃO É INTERPRETAÇÃO MINHA. APENAS OUVÍ ISSO EM UM ESTUDO MINISTRADO PELO MINITÉRIO QUATRO ANJOS, ATRAVÉS DO PROGRAMA O AMANHÃ HOJE.

    ResponderExcluir